SEO – Varejo de Queijo – Parte 1

Vamos abordar um caso de um varejista de queijo artesanal, que necessita visibilidade na Internet (Ou melhor dizendo, Google) para aumentar as vendas presenciais e iniciar as vendas online.

Análise de palavras chaves e contexto

Uma ferramenta muito útil é o Google Trends, que está em trends.google.com e que nos dará um norte inicial de análise de algumas palavras chaves e quais palavras estão dentro do contexto de queijo, e aprofundamos para queijo de Canastra.

Começando com a palavra “Queijo”

Na maioria das vezes, as buscas no Google são feitas com mais de 2 palavras, chegando na média até 4 palavras.  Vamos ver como ficaria se analisássemos somente “queijo” pelo Google Trends:

Já dá para reparar que o tema queijo está em alta, e vamos aprofundar para ver em que contexto e regiões demográficas este crescimento está acontecendo.

Selecionando o Brasil na lista que aparece, temos as seguintes regiões dentro do Brasil com mais procuras da palavra “queijo”:

  1. Distrito Federal (100)
  2. Minas Gerais (99)
  3. Goiás (98)
  4. Mato Grosso (97)
  5. Mato Grosso do Sul (94)
  6. São Paulo  (93)
  7. Tocantins (92)
  8. Paraná (87)
  9. Rio de Janeiro (87)
  10. Santa Catarina (86)

Consultas relacionadas, em ascensão:

  1. pao de queijo fit – Aumento repentino
  2. crepioca – Aumento repentino
  3. pão de queijo de frigideira – Mais 3.650%
  4. pao de queijo de frigideira – Mais 2.850%
  5. pão de queijo de sanduicheira – Mais 1.350%
  6. pao de queijo de sanduicheira – Mais 1.050%
  7. pao de queijo de tapioca – Mais 650%
  8. pão de queijo com 3 ingredientes – Mais 600%
  9. queijo vegano – Mais 600%
  10. queijo cottage caseiro – Mais 450%
  11. pão de queijo de tapioca – Mais 400%
  12. pão de queijo de batata doce – Mais 350%
  13. queijo trufado – Mais 250%
  14. como fazer bolinho de queijo – Mais 250%
  15. bolinho de batata com queijo – Mais 200%
  16. como fazer queijo cottage – Mais 200%
  17. pão de queijo vegano – Mais 200%
  18. como fazer macarrão com queijo – Mais 190%

Já dá para reparar que analisando somente queijo boa parte está concentrada em “pão de queijo”, e não é o tipo de produto que a ser trabalhado.  Isso significa que provavelmente muitos varejistas já possuem alguma coisa relacionada com pão de queijo.  Veja que você acha em qualquer supermercado, padaria ou bar.  Gente demais nesse mercado…

Aprofundando o contexto Queijo

Como vimos que a palavra “queijo” é muito vaga, e “pão de queijo” é muito popular, mas nada que indique uma pista para um varejista (Todo mundo quer saber como fazer pão de queijo) a não ser “pão de queijo fit”, que deve ser analisado como alternativa de produto a ser vendido.

Aprofundando para “Queijo Canastra”

Como este varejista possui uma oferta variada de queijos da Serra da Canastra (MG) e bons contatos, e pode ser considerada um nicho dentro de queijos, vamos analisar “Queijo Canastra”.

Falando em nicho, vale a pena ler o livro “A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho” do autor Chris Anderson para entender melhor como tirar proveito de nichos de mercado.

Aqui conseguimos identificar uma tendência de aumento de interesse por “Queijo Canastra a partir do final de 2015, e tendo atingido alguns picos em 2016, indicando que teve alguma divulgação em alguma mídia sobre o assunto, gerando interesse,  Mas na média identificamos um crescimento orgânico (natural) desde 2015.

As regiões do Brasil em que houve mais interesse foram:

  1. Minas Gerais (100)
  2. Rio de Janeiro (51)
  3. São Paulo (49)
  4. Goiás (29)
  5. Paraná (23)

Minais Gerais lidera o ranking simplesmente porque o produto é mineiro, e sendo assim vamos descartar Minas Gerais e focar em RJ, SP, GO e PR.

Aprofundando “Queijo Canastra”, os seguintes termos foram os que mais cresceram:

  1. queijo canastra preço – Mais 300%
  2. queijo canastra onde comprar – Mais 170%
  3. serra da canastra – Mais 90%
  4. queijo serra da canastra – Mais 90%
  5. queijo serra da canastra – Mias 60%

Hurra!  Achamos um grande desejo de comprar um produto de nicho!!

No Google Trends, vamos clicar em cima de “queijo canastra preço” e “queijo canastra onde comprar”:

Queijo Canastra Preço

Repare que somente em São Paulo é que houve um interesse em saber o preço do queijo canastra!

Queijo Canastra Onde Comprar

De novo somente o público de São Paulo se interessou em saber onde comprar queijo canastra!

Já dá para saber que o grande público interessado em Queijo Canastra está em São Paulo, e as as ações serão concentradas nesta região.  Coincidentemente o varejista em questão está em São Paulo, Capital, felizmente.

Testando no mundo real: Google

Vamos digitar na ferramenta de procura do Google “queijo canastra onde comprar” e os resultados da primeira página seguem abaixo:

Os dois primeiros anúncio pagos www.docesdeminas.com.br (De Belo Horizonte) e www.vaicebao.com.br (Sem muito foco em queijo) vão exatamente em “queijo canastra” e o www.raclette.com.br anúncio pago pagou pela palavra “queijo”, muito genericamente e fugiu do contexto “queijo canastra”.

Muitas vezes os resultados de buscas de anúncios pagos não são certeiros, e o pior, não geram muita credibilidade com o usuário, por saberem que pagaram para aparecer nas buscas do Google.

No grupo inferior temos os resultados de buscas orgânicas na primeira página, que apareceram sem ninguém pagar.  Foi fruto de anos de exposição, referências, bom conteúdo e uma boa estratégia.

Vamos ver os 4 primeiros que apareceram nos resultados de busca orgânica:

  1. www.acanastraonline.com.br – Site de vendas online de queijos canastra e outros produtos mineiros.  Está fisicamente em São Roque de Minas, MG. Vende também no Mercado Livre.
  2. www.serradacanastra.com.br – Site da agência de turismo Tamanduá Ecoturismo, que só vai direcionar para os produtores e revendedores locais.
  3. www.aqueijaria.com.br – Site de vendas de queijos online e fisicamente, localizada em São Paulo, SP (Vila Madalena) e o site existe desde 2007, em que foram 10 anos de conteúdo que justificam estar entre os primeiros.  Possui um site www,clubedoqueijo.com,br
  4. www.sertaobras.com.br – O primeiro site com referência em lojas de queijos.  Possui links com as lojas de São Paulo.  Está desatualizado (Última atualização em 6 de Agosto de 2012).

Referências

Referências ao seu site ou ao seu negócio são importantes para dar visibilidade.  Neste mundo online, a referência deve apontar para um site da empresa, com domínio próprio, e não em uma página em uma rede social ou em catálogo compartilhado.  Afinal, é a empresa que deve aparecer.

Veja os efeitos das referências que foram feitas no Sertão Bras, o primeiro site que não é de uma loja:

  1. Muitas das referências não possuem site na Internet
  2. Boa parte das referências caem em locais não especializados, como empórios genéricos e até restaurantes
  3. Somente um link de uma referência aponta para um site voltado para queijo (A Queijaria, para variar)
  4. E por último o a referência da Mercearia do Mestre Queijeiro vai em uma página do Facebook.  Não possui um site próprio.  Depois comentaremos sobre o uso do Facebook para gerar negócios.

Continuamos na primeira página com mais referências e poucos sites de venda.  Afinal, a busca foi de “ONDE COMPRAR”!!!

Vamos ver mais uma referência que apareceu na primeira página do Google, em https://sigavalemais.com.br/2015/07/17/delicia-onde-comprar-o-famoso-queijo-da-canastra/

Referência para Lojas Físicas: Google Maps

Para sua loja ser localizada, uma das ferramentas úteis é o Google Maps, em que o proprietário do estabelecimento dá informações de localização, tipo de negócio, algumas palavras chaves, telefone, site, etc e tal.

Entrando no Google Maps e colocando “queijo” e vejo o que tem perto de casa:

Achei uma loja de deve ser de queijos, a Galeria dos Queijos:

Achei o endereço, mas não tem o telefone e site.  Queria saber se eles tem “queijo canastra”…

Mas não desisto.  Vou digitar no Google Maps “Queijo Canastra”:

Retornou somente “A Queijaria” de novo, com telefone e site.  Mas será que somente eles vendem queijo canastra perto de casa?  E nem é tão perto de casa…

Parte 2

Na parte dois desta série vamos abordar o que pode ser feito para aparecer no Google, e por consequência na Internet, ferramentas, metodologias, truques e boas práticas.

 

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