FAQ ODA – Oracle Database Appliance
Última atualização: 15 de Agosto de 2018
-
O ODA roda com DB Standard Edition?
R: Até a versão do Appliance Manager 12.1.2.7, o ODA X6-2S, X6-2M, X6-2L, X7-2S e X7-2M roda somente Standard Edition 2 ou Enterprise Edition. No ODA V1, X3-2, X4-2, X5-2 e X6-2-HA, somente Enterprise Edition.
No Appliance Manager 12.1.2.8 (Liberado em 29 de Agosto de 2016), os ODA X6-2S, X6-2M e X6-2L rodam o Database Standard Edition One e Standard Edition, mas somente na versão 11.2.0.4 (Não suporta as edições Standard da versão 12c).
No ODA X7-2 HA é possível rodar o Standard Edition e Standard Edition 2 somente no modo virtualizado e limitado a 18 cores por servidor (Nó). -
Posso rodar banco de dados de versões anteriores a 11gR2?
R: Somente em máquinas virtuais “guest” (ODA V1 ao X5-2 e X6-2-HA), e não pode usar o storage interno do ODA, mas que podem usar storage externo por dNFS (Ex: ZFS Storage Appliance); -
O ODA é um “mini-Exadata”?
R: Não. São produtos com propósitos e arquiteturas diferentes; - Posso rodar o ODA com VMware?
R: Não, pelos seguintes motivos:
– Não permite licenciamento por sub-capacity. Com VMware deve-se licenciar TODOS OS CORES;
– Não permite integração com HW Oracle e não é otimizado para Banco de Dados Oracle;
– Não permite uma operação transparente do HW ODA como um appliance de DB+APPs; - Posso rodar outro Linux no ODA_BASE ao invés do Oracle Linux?
R: Não. Somente o Oracle Linux. Além de ser gratuito, ele é altamente customizado para o ODA e possui features próprias, como o Smart Flash Cache. - O storage do ODA faz “tierização” de não banco de dados com os SSDs?
R: Faz inteligentemente para o Banco de Dados Oracle Enterprise Edition. Utilizando a versão 12c do banco, inclusive pode rodar em memória com integridade e segurança; - Posso fazer upgrades de processador, memória ou disco no ODA?
R: As seguintes opções de atualização são possíveis:- Aumentar memória (ODA X5-2 e X6-2S/M/L/HA, X7-2)
- Adicionar uma gaveta de expansão de armazenamento (ODA X5-2, X6-2-HA, X7-2-HA)
- Acrescentar mais dois NVMe de 3,2 TB (ODA X6-2S e X6-2M)
- Acrescentar mais três NVMe de 3,2 TB (ODA X6-2L)
- Acrescentar mais seis NVMe de 6,4 TB (ODA X7-2M)
- Acrescentar 10 SSDs de 1,2 TB para banco (ODA X6-2-HA);
- Acrescentar 5, 10 ou 15 HDs SAS-3 de 10 TB (ODA X7-2-HA)
- Não há possibilidade de upgrade de processador em nenhum ODA;
- Posso fazer um “Cluster de ODAs”?
R: Não. Esta topologia não é possível; - Como é o licenciamento sob demanda do ODA?
R: Em “bare metal”, o licenciamento é feito com uma chave de licença. Após o licenciamento inicial, é possível somente aumentar o licenciamento. Em modo virtualizado, é possível aumentar e diminuir licenciamento; - ODA X5-2, X6-2-HA ou X7-2-HA virtualizado permite “pinning” de CPU?
R: Sim, é inclusive necessário para se ter “hard partitioning”; - Preciso conhecer Oracle VM para administrar o ODA X5-2, X6-2-HA ou X7-2-HA?
R: Não. Ele fica “invisível” dentro do ODA X5-2 e X6-2-HA; - Os SSDs internos do ODA X5-2 para Redo ou Cache de Banco de Dados podem ser usados para outros fins sem ser Banco de Dados?
R: NÃO; - E no caso do ODA X6-2-HA, os SSDs internos para Redo ou Banco de Dados podem ser usados para outros fins sem ser Banco de Dados?
R: Os SSDs de Redo Log são somente para Redo Log do banco de dados, mas os outros SSDs que armazenam o banco de dados podem ser usados para outros fins, como por exemplo para as VMs guests (DomU); - Para que um ODA se consigo fazer a mesma coisa com hardware genérico não Oracle (Mais barato), Oracle VM, Oracle Linux e Oracle Database Enterprise Edition?
R: A funcionalidade de Appliance provida pelo Appliance Manager, alguns features e funcionalidades como Caching e REDO em SSD, OTD e outros só são disponíveis no ODA. Além disso, o Oracle VM, Oracle Linux e Database EE no ODA são modificados e otimizados para o ODA. Ou seja, não é possível fazer um “ODA genérico”; - Existe alguma aplicação ou tipo de aplicação que não é homologado ou não pode rodar no ODA?
R: No caso dos ODAs até o X5-2 recomenda-se somente não rodar aplicações que necessitam muito I/O em disco, pois o banco de dados possui prioridade no storage, e outras máquinas virtuais concorreriam com os HDs. No caso do ODA X6-2-HA e ODA X7-2-HA, a limitação é somente o quanto o Oracle VM consegue trafegar de dados; - Licenciamento por usuário nomeado, ASFU ou “term license” são permitidos no ODA?
R: Sim, todas estas modalidades são permitidas; - Quantas máquinas virtuais posso criar no ODA X5-2, X6-2-HA ou X7-2-HA?
R: Depende somente da disponibilidade de cores de CPU, memória e armazenamento físico; - Posso ter o ODA bare metal com banco de dados e com Oracle VM ao mesmo tempo?
R: Não. Ou é 100% bare metal ou é 100% virtualizado; - Os ODAs X6-2S/M/L possuem capacidade de virtualização?
R: A partir do Appliance Manager 12.1.2.11 é possível virtualizar aplicações com o KVM do Oracle Linux. Mas o banco de dados ainda não pode estar dentro do KVM, e não poss´vel fazer “pinning” de CPU ou cores (Não é visto como hard partitioning). - Posso colocar um HBA FC para colocar um storage externo no ODA?
R: Primeiro, não existe slots livres no ODA, e depois não foi feito para conexão de storage externo por outra conexão que não seja por dNFS ou iSCSI; - Posso conectar o ODA a uma rede InfiniBand, usando as conexões InfiniBand de interconnect?
R: Não, não foi previsto esta alternativa; - A interconexão dos nós no ODA X7-2-HA é por Ethernet?
R: Sim, a interconexão por InfiniBand foi abandonada no ODA X7-2-HA; - Consigo fazer o ODA X5-2, X6-2-HA ou X7-2-HA funcionar com Standard Edition e RAC?
R: Não. Poderia se rodasse em uma máquina virtual “guest” e utilizando um storage externo, mas não pode usar os discos do ODA para o banco de dados.
No ODA X7-2-HA virtualizado é possível rodar o banco de dados Standard Edition ou Standard Edition 2, limitando a quantidade de cores a 18 por nó de servidor ; - SAP R3 é suportado no ODA?
R: Sim, desde que a versão do Appliance Manager seja superior a 12.1.2.6, que possui Oracle Linux 6.7. O deployment do ODA deve ser Bare Metal obrigatoriamente, usando a opção SAP no wizard de instalação; - Posso usar o ODA para consolidação de servidores?
R: Não é propósito do ODA consolidar servidores. Para tal, existe o PCA (Private Cloud Appliance – Antigo VCA). O ODA então serve primariamente para os seguintes casos de consolidação:
1) Consolidar Banco de Dados Oracle;
2) Consolidar aplicações que se utilizam do banco de dados Oracle dentro do ODA; - Posso fazer hosting de clientes diferentes de banco de dados em um ODA?
R: Não. Você não pode compartilhar licenças com clientes (empresas) diferentes. A licença é nominal para cada cliente. Caso você seja o desenvolvedor da aplicação, e esteja utilizando um licenciamento ASFU (ou FUDA-ISV), você pode compartilhar o banco de dados para as aplicações do ISV, mas lembrando que nenhuma aplicação que não seja do proprietário da aplicação pode acessar este banco de dados licenciado por ASFU; - Posso criar várias máquinas virtuais de banco de dados dentro do ODA?
R: Não. No ODA é permitido criar somente uma máquina virtual de banco de dados, o ODA_BASE; - Quais são as versões mínimas de banco de dados Oracle Enterprise Edition para rodar no ODA?
R: 11.2.0.3 ou superior e 12.1.0.2 ou superior; - Se instalar Oracle Linux nas máquinas virtuais de aplicação dentro do ODA, preciso pagar uma subscrição em separado para cada máquina virtual?
R: Não. É totalmente gratuito, e acompanha o suporte do ODA; - Existe uma perda de desempenho quando o ODA for instalado “virtualizado”?
R:Não. A implementação virtualizada possui o mesmo desempenho e estabilidade da implementação “bare metal”; - Posso instalar qualquer pacote RPM (RPM Package Manager) no ODA_BASE?
R: Se o RPM for de um agente, como de backup, pode sim. Mas se for um pacote que alterna o kernel, não é permitido; - É possivel ter diferentes versões de banco de dados dentro do ODA_BASE?
R: Sim, basta que sejam compatíveis com ODA e cada um deles ter um “Oracle Home” distinto; - Posso criar banco de dados sem o Appliance Manager e direto no ASM?
R: Não é permitido acessar os discos por ASM e nem criar banco de dados sem o Apppliance Manager;
Leave a comment
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.