Agilize seu trabalho em Mídia Social

Desde a sua criação, a mídia social tem desempenhado um papel importante na forma como os indivíduos interagem uns com os outros. Do ponto de vista de negócios, contribui significativamente para a forma como as empresas interagem com seus clientes potenciais.

Organizações modernas usam as mídias sociais para atingir seu mercado-alvo.  Plataformas sociais têm métodos integrados eficazes que ajudam as empresas a atingir seu público. Se implementado corretamente, marketing de mídia social pode trazer sucesso notável para um negócio. SMM ou Social Media Marketing abrange principalmente as atividades de compartilhamento de vídeos, conteúdo ou imagens para fins de marketing e publicidade paga.

Social Media Marketing de hoje é tão eficaz e valioso como anúncios de televisão, mas vem sem os custos proibitivos. Social Media Marketing é muito mais do que a colocar um post ou um tweet. Ao incorporar algumas mudanças em sua estratégia de Social Media Marketing, você não só irá melhorar a eficiência e produtividade, mas também otimizar seu tempo.

Neste pequeno guia compartilharemos dicas eficazes que ajudarão os profissionais de Social Media Marketing a aumentar sua produtividade:

1. Escolha uma rede social que dê retorno

As empresas trabalham duro para construir uma imagem de credibilidade, autoridade e consciência, a fim de conseguir resultados em uma rede (ou plataforma) de mídia social.  Mas para ter sucesso que eles desejam, precisam  identificar quais plataformas produzem retorno mais alto. É importante tratar a mídia social como uma atividade empresarial. Se você descobriu que uma rede de mídia social dá um retorno zero, não há nenhum motivo para perder tempo com ele. Em vez disso, faz sentido se concentrar em outras redes (ou somente uma) que dê retorno.

A melhor coisa que você pode fazer é aprender tudo o que puder sobre cada rede. Como localizar o seu público, realizar pesquisas e etc. Faz muito sentido olhar para números. Compare as taxas de conversão de todas as redes pelo Google Analytics, por exemplo. Certifique-se de  comparar o custo do canal para as taxas de conversão. Um canal que tem um alto retorno e altas taxas de conversão irá atender as suas necessidades de negócios. É recomendável que você aumente o seu investimento e esforços nessa única rede.

Pesquisando na Internet, você poderá ver que uma rede ou plataforma é muito popular em um outro país, mas isso não quer dizer que a popularidade e o retorno vão ser os mesmos no Brasil.  Procure pesquisas de redes sociais (Facilmente encontráveis na Internet) e você identificará 2 ou no máximo 3 redes sociais que poderiam satisfazer suas necessidades.

Uma rede de profissionais como o LinkedIn não é o melhor lugar para divulgar produtos de moda, e nem uma rede de relacionamentos genérica como o Facebook é o melhor lugar para compartilhar conteúdo profissional.

2. Faça uso de ferramentas de gerenciamento de mídia social

Se você não tem utilizado uma ferramentas de mídia social, é hora de adotá-las.  Você pode economizar muito tempo usando uma ferramenta de mídia social.  Hootsuite é uma das ferramentas populares que é bem conhecida por suas capacidades de alimentados feeds RSS. Esta ferramenta vem com o benefício adicional de analytics e relatórios.

Se você estiver usando apenas Twitter, você pode optar por uma outra ferramenta útil, o Tweetdeck. Você pode facilmente agendar tweets e manter-se atualizado com os alertas de notificação para novos tweets.

A ferramenta de mídia social certa irá ajudá-lo a otimizar a plataforma de mídia social, e vai ajudá-lo a determinar se a plataforma está trabalhando para você. Usando corretamente ferramentas de escuta social, você poderá ficar à frente de seus concorrentes. Você pode acompanhar regularmente a marca menções e do conteúdo publicado. Você pode facilmente responder aos comentários e continuar a melhorar os seus produtos e serviços.

Ferramentas de mídias sociais irão lhe fornecer dados que você pode usar para ditar a sua estratégia de marketing. Algumas ferramentas de mídia social possuem facilidades de exportar relatórios prontos para apresentação, que você pode precisar para enviar para as partes interessadas em toda a organização.

3. Conheça o seu público-alvo

Um dos elementos mais importantes da mídia social é entender o público-alvo.  Você deve ter uma idéia do que o público gosta, o que eles preferem ler, e fazer o que eles consideram como conteúdo valioso. Seu público-alvo poderia ser composto por pessoas com objetivos diferentes, mas estão de alguma forma relacionadas com objetivos e gostos em comum.

Depois de identificar porque o público está chegando ao seu site ou página, você deve fazer todo o possível para atingir seus objetivos. O que as plataformas de mídia social populares fazem é a interação que eles permitem com seus clientes. Você pode facilmente ler os tweets e atualizações de status, que lhe darão uma visão sobre suas vidas diárias.  Você vai ter uma imagem clara do que seu público-alvo está comprando, o que estão fazendo nos fins de semana, e que tipo de mensagens realmente envolvem os.

Depois de ter compreendido o seu público-alvo, você pode adaptar as mensagens de mídia social mais adequadas às suas estratégias de marketing.

4. Recicle conteúdo de mídia social

Renovando o calendário de conteúdo com novas ideias pode ser um desafio.  Isto é, quando você precisa reciclar o conteúdo.  Certifique-se de procurar através de seus arquivos de mídia social e encontrar conteúdo que trabalha em um novo contexto.

Você pode postar uma fotografia popular partir do seu Instagram para sua página do Facebook e iniciar um concurso de legenda. Ou talvez você pode transformar um tweet hilariante para uma conotação mais visual.  A adaptação dos conteúdos ajuda você a alcançar as pessoas que não consomem conteúdo na forma original.

Certifique-se de compartilhar informações em formatos diferentes que apelam para as pessoas com diferentes estilos de assimilação.  Algumas pessoas em seu público-alvo podem preferir a ler, enquanto alguns podem preferir ouvir enquanto o resto pode processar informações melhor quando é apresentado visualmente.  Recomposição de conteúdo também poupa muito tempo.

Uma ótima idéia é terceirizar as tarefas de adaptação dos conteúdos. No caso da reciclagem, você vai trabalhar em material que já foi criado. Já não vai ter que começar do zero.

5. Curadoria e cronograma de conteúdo

Uma maneira que você pode economizar tempo em mídia social é trabalhar com conteúdos replicáveis  e cronogramas de publicação.

Criar conteúdo original, em volume e qualidade exige tempo e dedicação.  Muitas vezes é preciso criar várias versões ou revisões do mesmo conteúdo, por causa de erros, dados pouco precisos ou porque você simplesmente não gostou do que escreveu.

Com Curadoria de Conteúdo, você pode desempenhar um papel de filtro, para mostrar apenas que o é relevante para o contexto do seu público-alvo. Muita coisa já foi escrita, até melhor do que você poderia fazer, que pode ser replicada, e que já está bem relevante.  Não é preciso reinventar a roda! É fácil de adquirir seguidores leais e gratos quando seu mural está repleto de conteúdo já comprovado pelo público e de alta qualidade.

Se o seu sistema de compartilhamento é escalável, é possível que você seja mais produtivo gastando menos tempo. Armazene o conteúdo previamente e crie um cronograma para compartilhamento.  Inclusive você pode agendar o compartilhamento de um conteúdo em tempos diferentes para cada mídia ou rede social.

6. Batch e terceirização

Você pode ter percebido que o troca-troca constante de tarefas ao longo do dia faz você agir como um dono de mercadinho. Esta é uma maneira infalível de se esgotar e perder tempo.  A solução está dividir as tarefas em lotes.

“Batch” refere-se à prática de agrupar todas as tarefas semelhantes. Você pode estar salvando artigos para postar, criando páginas de mídia social ou escrevendo.  É necessário que você agrupe as tarefas similares e fazê-las de uma só vez.  Organize sua agenda para o dia, agrupando as tarefas semelhantes. Ao evitar o chaveamento, não só você vai economizar tempo, mas o seu foco vai aumentar também.

Depois de quebrar uma tarefa em seus componentes é mais fácil de entender o que pode ser terceirizado. Terceirização de trabalho você vai economizar muito tempo no longo prazo.

Depois de ter adotado essas medidas para simplificar suas estratégias de marketing de mídia social, certifique-se de que você não se esqueça de medir seus resultados. O métricas que você utilizará para medir os resultados dependerá dos objetivos que você definiu.

A mídia social pode demandar muito do seu tempo. Quando você sentir que você não pode escrever outro tweet ou participar em outra rede social, você pode apenas ouvir alguém dizendo que você terá que estar na rede particular. Nesse ponto, tudo o que você sentir vontade de fazer é chorar e desistir…  A mídia social vai ocupar muito do seu tempo e energia mental, se você não estiver adotando métodos adequados. Assim, se você estiver à procura de resultados para seus esforços em mídia social, você pode escolher um dos métodos discutidos acima.