MV no ODA

Clientes do ERP MV demandam soluções de desempenho, disponibilidade e confiabilidade superiores para a gestão dos hospitais e clínicas.  O MV rodando no Oracle Database Appliance (ODA) permite que os hospitais obtenham um significativo aumento da eficiência operacional e segurança.

Solution-in-a-Box para o MV: Oracle Database Appliance X5-2 / X6-2 HA

O Oracle Database Appliance (ODA) é uma solução completa integrada (Solution-in-a-Box) em alta disponibilidade, para aplicações como o MV, que reduz o TCO, permitindo que as empresas economizem dinheiro reduzindo o tempo gasto com implementação, gerenciamento e suporte do sistema.

A flexibilidade de licenciamento Capacity-on-Demand do ODA permite uma flexibilidade que reduz os custos de licenciamento de software, diminuindo mais ainda o TCO.

ODA X5-2_Custo Desempenho

A arquitetura do ODA, com os exclusivos aceleradores de banco de dados, aliado às características do Oracle Database Enterprise Edition, otimiza a utilização dos recursos através da consolidação do servidor de banco de dados e dos servidores de aplicação MV, bem como outras aplicações que se utilizam do banco de dados Oracle.

A plataforma virtual do ODA X5-2 ou X6-2 HA permite o máximo de flexibilidade de configuração, agilidade e reduz significativamente o tempo de implementação graças ao uso de “templates” de Oracle VM e “wizards” para Banco de Dados e WebLogic.

O resultado final é que clientes utilizando o ODA como plataforma para o ERP MV terão um desempenho muito superior à arquitetura tradicional de cluster com DB Standard Edition e storage externo, resultando em um custo por unidade de desempenho muito inferior.

O que os executivos precisam para suportar seus negócios?

Os executivos precisam que os sistemas de ERP hospitalares sejam rápidos, para que a tomada de decisões, através de processamento de relatórios, conciliações e outras informações sejam fornecidos o mais rápido possível. Decisões devem ser tomadas quase que instantaneamente, e não em dias ou semanas. Ao mesmo tempo, a disponibilidade dos sistemas deve ser a mais alta possível para não impactar o funcionamento da instituição.

O desafio de desempenho e disponibilidade com MV

Um desafio dos usuários de MV é a degradação do desempenho com o passar do tempo, pois os dados crescem constantemente, e devido à arquitetura do MV, o particionamento do banco de dados não é possível. Boa parte dos clientes implementam o sistema de banco de dados com o Oracle Database Standard Edition com 2 servidores com 2 processadores multi-core e um storage compartilhado. Esta solução em poucos anos atinge o limite, pelo acúmulo de muitos dados históricos. A solução muitas vezes sugerida de se colocar um terceiro nó de servidor de banco de dados obriga o licenciamento Enterprise do Oracle Database e licenciar todos os cores, resultando em um valor proibitivo.

Com a solução ODA X5-2 ou X6-2 HA com MV, toda a solução dispõe alta disponibilidade sem nenhum ponto único de falha, do banco de dados até a aplicação, incluindo os balanceadores de carga. Além disso, a solução de ERP MV no ODA já está pronta para “Disaster Recovery”, bastando somente colocar um sistema igual numa localidade remota, garantindo assim a continuidade dos negócios.

Detalhes do MV 2000 com ODA

O MV no Oracle Database Appliance X5-2 ou X6-2 HA consegue suportar mais de 500 usuários concorrentes utilizando apenas 4 cores para o banco de dados. O desempenho obtido é muitas vezes superior ao da implementação clássica. O uso de CPU do ODA em toda a solução MV é muito baixo, significando que existe uma grande folga para qualquer aumento de demanda e ainda acomodar outras aplicações que se utilizam do Banco de Dados Oracle, como por exemplo sistemas de imagem.

A solução com MV 2000 utiliza-se da capacidade de virtualização do ODA. Uma máquina virtual é destinada ao Banco de Dados Oracle Enterprise Edition, em conjunto com o software de alta disponibilidade de banco de dados, o Real Application Clusters (RAC). Outra máquina virtual “guest” do ODA é utilizada para rodar o Oracle Forms em alta disponibilidade, graças a funcionalidade de alta disponibilidade (standby) nativa nas máquinas virtuais do ODA.

Detalhes do Soul MV com ODA

Semelhante a implementação do MV 2000, o Soul MV usa uma arquitetura de aplicação baseada em Java. O diferencial da implementação com ODA é que o servidor de aplicação, ao invés de utilzar versões “free” ou “open source”, que são instáveis e pouco confiáveis, é utilizado o Oracle WebLogic Server. Todos os módulos do PEP/SMA/Portal e SoulMV ERP e Hospitalar podem rodar dentro do ODA, e inclusive o servidor balanceador de carga do MV pode ser substituido pelo software OTD (Oracle Traffic Director) do WebLogic Server.

O WebLogic não é obrigatório para o Soul MV.  Qualquer servidor de aplicação homologado no Soul MV que rode no Oracle Linux ou Red Hat Linux funcionaria perfeitamente no ODA.  Somente não terá o balanceador de carga OTD e nem a conexão direta com o Oracle RAC.

SoulMV ODA

Benefícios diretos do Solution-in-a-Box com ODA

  • Custo por desempenho muito inferior a qualquer arquitetura clássica de cluster de banco Standard Edition;
  • Sistema único integrado com Storage, Servidor, Virtualizador, Sistema Operacional, Servidor de Aplicação e ERP;
  • Suporte automático por phone home (ODA conectado à Oracle) do hardware e firmware;
  • Tempo de instalação do ODA + MV em poucas horas
  • Tempo de administração do HW + Banco de dados reduzido de 2.173 para 112 horas em 3 anos;
  • Solução pronta para Disaster Recovery;