e-commerce como Plano B (Ou A) – Capítulo 2

Última edição: 10 de Setembro de 2018

CAPÍTULO 2

Escolhendo um Nicho

Uma dúvida que todos têm é que mercado ou nicho de mercado devemos começar a atuar.  Algumas considerações são colocadas aqui sobre isso:

Não escolha um mercado ou nicho de mercado porque você gosta.  Você pode gostar, mas o público consumidor gosta?  Você conhece esse mercado ou nicho de mercado?  Conhece quem são os “players”?  Quem vende, quais seriam seus concorrentes, etc e tal…;

Começar a atuar em um mercado só porque o mercado está “bombando” não é o melhor critério de escolha. Você entrará nesse mercado que já está com muita gente atuando, e a concorrência será enorme.  Vasculhe no Google e procure por quem está comentando em forums e blogs, sites vendendo os mesmos produtos, e assim  por diante.  PESQUISE antes de decidir por algo;

O resultado final dessas considerações é de que você não deve ir no que é camado de “mainstream” (Mercado de volume, dominado pelos grandes varejistas), mas na “Cauda Longa” (Ou “Long Tail”), conceito estatístico que  aplicado em varejo, como descrito por Chris Anderson, editor da revista Wired, como descrito no livro “A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho.

O princípio do mercado de nicho aplicado no nosso caso é não concorrer com os grandes varejistas, que vendem poucos produtos (Populares) em quantidades enormes, mas sim atender o lado oposto, que são muitos produtos (De nicho) que são vendidos em pequenas quantidades, justamente onde os grandes varejistas não querem atender (Por enquanto).  Vários nichos de mercado atualmente não são atendidos (Não tem lojas), ou pouco atendidos (Poucas lojas).

Se você identificar um nicho, pesquise para se interar desse nicho (Quem usa, características, quem vende, tipos de produtos, nomenclatura, etc.).  Seja O EXPERT desse nicho.  Lembre-se que para um mercado não atendido, o pouco que você conhecer ou atender já será uma referência!

Escolhendo Produtos

 

Armazenagem

 

Montando um Escritório

 

Marketplaces

 

 

Leave a comment