Biblioteca Modular de Fitas SL150

Biblioteca Modular de Fitas Oracle StorageTek SL150

A biblioteca modular de fitas Oracle StorageTek SL150 é um produto inovador, que reúne características de autoloader e de robôs de fitas grandes.

StorageTek é sinônimo de robôs de fita de alta qualidade e robustez. Milhares de produtos StorageTek com mais de 20 anos de vida continuam a funcionar initerruptamente sem problemas, protegendo dados vitais de grandes corporações.

A tecnologia dos drives é LTO, que atualmente estão disponíveis o LTO-6 e LTO-7, com conexão com o servidor via SAS ou FC.

As principais características que temos são:

  • Escalabilidade
  • Modularidade
  • Simplicidade
  • Redundância
  • Compatibilidade

Escalabilidade

Seu principal atributo é a escalabilidade, que pode ir de 1 ou 2 drives com 30 slots de fita LTO a até 30 drives e 450 slots de fita.  A escalabilidade é provida com 14 módulos (chassis) de expansão em que cada um provê 2 baias adicionais de drives e 30 slots de fita.  Isso sim é proteção de investimento.

Além disso, pode-se iniciar com drives LTO-6 e continuar com drives LTO-7 e continuar com um futuro LTO-8, lembrando que os drives LTO garantem compatibilidade para gravação em 1 geração anterior, e leitura em 2 gerações anteriores.

Ao mesmo tempo, cada drive de fita pode ter um tipo de interface diferente (SAS ou FC),

Modularidade

Começando pelo módulo controlador SL150 inicial de até 2 drives e 30 cartuchos, pode-se adicionar até 14 módulos de expansão com capacidade de 2 drives e 30 slots de fita.  Os módulos de expansão são montados debaixo da SL150 e se utiliza de cabos USB para se conectar com o módulo controlador.  Mais simples do que isso é impossível!

Simplicidade

Toda a operação da biblioteca é feita através de de um painel “touch screen” colorido intuitivo e de fácil compreensão.  A compatibilidade com os principais softwares de backup de mercado permite que a operação também seja feita pelo software de backup.

A conexão da SL150 com o servidor é feita por Ethernet. Nada de conexões caras e exóticas.

A manutenção pode inclusive ser feita pelo próprio usuário, visto que os componente principais (8 no total) podem ser trocados pelo próprio usuário final (CRU – Customer Replaceable Unit).

Redundância

Como características de grandes robôs de fita temos componentes redundantes que podem ser trocados a quente, como drives e fontes de alimentação.

Compatibilidade

A SL150 possui compatibilidade com o os principais softwares de backup do mercado:

  • Symantec BackupExec
  • Veritas Netbackup
  • Simpana CommVault
  • IBM TSM (Tivoli Storage Manager)
  • VEEAM
  • ArcServe

Concorrência

A Bilblioteca Modular de Fitas Oracle StorageTek SL150 possui um custo infinitamente menor de aquisição e manutenção comparado com outros concorrentes no mercado quando o assunto é escalabilidade e proteção de investimento.

Os produtos da concorrência possuem uma configuração básica de 2 drives e 24 cartuchos, e quando atingem a capacidade máxima, toda a biblioteca deve ser trocada por um outro produto de 4 drives e 48 cartuchos.  E quando atingir este limite, terá que novamente ser trocado por um outra biblioteca de maior capacidade.

Na SL150 nada disso acontece, com vimos acima.

 

Referências: