Benefícios do ODA
Benefícios do ODA
O Oracle Database Appliance (ODA) é uma família de sistemas completos (Appliances) para banco de dados Oracle e aplicações. Vamos detalhar um pouco mais a fundo os benefícios de se utilizar um appliance como o ODA.
Simples
A simplicidade do ODA já aparece na instalação. Coloque um banco de dados no ar, do zero em 30 minutos nas versões sem alta disponibilidade (ODA X6-2S/M/L) ou todo o cluster para banco de dados em menos de 60 minutos com o ODA X6-2-HA. Não é necessário grandes conhecimentos para esta instalação, pois um “wizard” se encarrega de fazer todo o processo complicado, e na hora de criar um banco de dados, existem “templates” prontos, com as melhores práticas para banco de dados já pré definidos.
Comparando com os processos tradicionais, o ganho em tempo chega a ser de 10 vezes. Ou seja, a instalação que você faz em 30 minutos (Meia hora) em um ODA, você gastaria 300 minutos (6 horas) em um servidor tradicional!
O processo de gerenciamento também é bem simples e intuitivo. Nos ODA X6-2S/M/L você usa a própria interface web dele para gerenciamento, e no ODA X6-2-HA você pode utilizar a interface do Oracle Enterprise Manager para um gerenciamento simplificado.
Completo
Tudo que você necessita está contido dentro do ODA. Neste appliance você tem um storage extremamente rápido para o banco de dados, não necessita de switches de SAN e nem de um sistema de gerenciamento complexo.
Caso você opte pelo ODA X6-2-HA, ele dispensa os servidores de aplicação, switches de balanceamento de carga, e software de alta disponibilidade (Ou Cluster File System) para a camada de aplicação, pois tudo isso você consegue com o ODA X6-2-HA.
Otimizado
Em uma abordagem de appliance como o do ODA, o hardware e software são projetados para trabalharem em conjunto, focados na simplicidade, desempenho e redução de custos. O grande segredo está sempre no software, começando pelo BIOS, passando sistema operacional, banco de dados Oracle e chegando a um software gerenciador.
Mas o segredo não está somente no software. A não utilização de nenhum dispositivo eletromecânico para armazenamento (Disco rígido), com a utilização de 100% de memória flash em forma de SSD e NVMe, aliado um projeto de eletrônico do servidor menos componentes, chassis com otimização termodinâmica e fontes de alimentação de alto rendimento mostram os detalhes de projeto para garantir desempenho, confiabilidade, e menor consumo de energia.
Ganho de Performance
Com a otimização, para uma mesma quantidade de licenças de banco de dados, é possível atingir tipicamente ganhos de desempenho de 5 (cinco) vezes em relação a uma implementação convencional de banco de dados.
Além disso, todas licenças de banco de dados Oracle Standard Edition podem ser aproveitadas no ODA, e com grande aumento de desempenho.
Como muitas vezes o licenciamento de banco de dados é mais caro que o hardware em si, a vantagem do ganho de performance no ODA é extremamente vantajosa do ponto de vista financeiro.
TCO reduzido
TCO (Total Cost of Ownership) é de uma maneira resumida o quanto custa para você manter um sistema funcionando, incluindo mão de obra, indisponibilidade e gastos com insumos.
Um estudo feito por uma empresa independente, calculou o tempo que você gasta em média para gerenciar e administrar um sistema tradicional de banco de dados, incluindo os servidores, storage, rede, implementação, testes e atualizações, e integrado pela própria equipe de TI:
Faça você mesmo |
ODA |
5 componentes para integrar (Servidor, Storage, Rede, Banco de Dados e Consultores) | Somente 1 componente (ODA) |
7 profissionais para manter um sistema em Alta Disponibilidade | Somente 1 DBA |
24 patches por ano | 4 patches por ano |
2.200 horas gastas em 3 anos para manutenção | 110 horas em 3 anos para manutenção |
20x menos tempo de manutenção
Já falamos acima sobre o TCO reduzido do ODA, e a manutenção merece um capítulo a parte.
Todos os patches do ODA são distribuídos em forma de pacotes (“Packs”) para o conjunto hardware e software, indo do firmware do hardware (BIOS, controladoras, ILOM), sistema operacional Linux, hypervisor (ODA X6-2-HA) e banco de dados Oracle. Eles são pré testados para que não haja nenhuma incompatibilidade entre eles, e são liberados trimestralmente (4 atualizações por ano). Quantas vezes você já viu a história de se aplicar um patch de firmware e todo o sistema parar? Ou uma atualização de software que mais parece uma coleção de incompatibilidades?
No caso do ODA X6-2-HA, funcionando em alta disponibilidade, é possível fazer atualizações em um nó de servidor, restabelecer nó, e somente depois é aplicado as correções no outro nó. Com isso é possível fazer atualizações sem downtime no ODA!
O sistema ASR (Auto Service Request) do ODA está constantemente monitorando o estado do hardware, e se houver alguma tendência de falha ou falha de fato, automaticamente é aberto uma solicitação de serviço na Oracle, enviando também um log com todas as informações para uma análise pelos técnicos da Oracle. Muitas vezes um técnico já liga para o cliente avisando sobre uma intervenção necessária sem que o cliente saiba que saiba que havia um problema!
Capacity on Demand
Se você estiver usando o banco de dados Oracle Enterprise Edition, pode se beneficiar do benefício do “Capacity-on-Demand” que o ODA permite. Em poucas palavras, é a possibilidade de se licenciar inicialmente somente com o mínimo de cores que você necessita (Lembrando que o Oracle Database Enterprise Edition é licenciado por cores de processador), e conforme as necessidades de negócio forem crescendo, você aumenta as licenças instaladas no ODA.
Nos servidores tradicionais x86, você deve licenciar TODOS os cores físicos do servidor, sem virtualização ou com um virtualizador como o VMware, por exemplo. A economia com licenciamento é muito significativa utilizando o “capacity-on-demand”.
E o fato de fazer o crescimento dentro do mesmo sistema, significa que o custo de downtime (Parada programada) para atualização é mínimo, trazendo pouco impacto no funcionamento do sistema.
Conclusão
Vimos agora as vantagens do Oracle Database Appliance em relação aos sistemas tradicionais de banco de dados e aplicações. Os ganhos mais notáveis estão no licenciamento, no quanto cada licença pode trazer de performance e no custo de manutenção e administração, que muitas vezes passam despercebidos pelos gestores.
A utilização de appliances como o ODA traz inúmeros ganhos financeiros e operacionais as empresas, e é uma excelente alternativa para tempos em que as empresas precisam extrair o máximo dos seus investimentos.